João Roma articula reunião entre ministro Marcos Pontes e baianos que venceram torneio mundial da Nasa

O encontro, que ocorreu nesta quarta-feira (11), os jovens pediram apoio ao governo federal para desenvolver o projeto no Brasil.

Foto: Julio Dutra

O deputado federal João Roma (Republicanos-BA) articulou uma reunião entre ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, e representantes da equipe formada por jovens baianos que venceu um torneio mundial realizado pela Nasa cujo resultado foi divulgado em janeiro. O grupo venceu na categoria “melhor uso de hardware” e foi responsável por desenvolver o “Ocean Ride”, dispositivo que pode ser acoplado às grandes embarcações e funciona como um imã para atrair micropartículas de plástico nos oceanos, ajudando a limpá-los.

No encontro, que ocorreu nesta quarta-feira (11), os jovens pediram apoio ao governo federal para desenvolver o projeto no Brasil. “Há algumas semanas conheci o trabalho do Cafeína Team e me comprometi a buscar uma reunião com o ministro Marcos Pontes para que a equipe pudesse apresentar o projeto vencedor da competição mundial. Essa turma orgulha a nossa Bahia e é inspiração para jovens de todo o Brasil. Fico muito feliz em poder apoiar e promover iniciativas inteligentes que utilizam a tecnologia e a inovação a favor de melhores perspectivas de futuro”, disse o deputado.

Antonio Rocha, 18, e a representante regional do Nasa International Space Apps Challenge, Leka Hattori, participaram do encontro com o ministro representando a equipe do Cafeína Team. O Nasa Space Apps Challenge 2019 foi realizado simultaneamente em 230 cidades de 80 países em 20 de outubro do ano passado, com a participação de 29 mil pessoas. Os vencedores, como prêmio, vão conhecer o Nasa Kennedy Space Center, que fica no estado da Flórida, nos Estados Unidos, e poderão apresentar o projeto premiado.