Um milhão de atendimentos em cinco anos de funcionamento. É desta forma que a Prefeitura-Bairro Subúrbio/Ilhas consolida o sucesso de um projeto que aproxima o cidadão do poder público e simplifica o acesso da população aos serviços municipais.
De acordo com um balanço divulgado pela diretoria geral das Prefeituras-Bairro, diariamente, cerca de 700 solicitações são atendidas e encaminhadas na Prefeitura-Bairro do Subúrbio/Ilhas, que disponibiliza mais de 100 tipos de serviços diferentes. De janeiro a setembro deste ano, a unidade realizou 151.990 mil atendimentos. O mês de julho chegou a totalizar quase 15 mil serviços ofertados. Além disso, as maiores demandas são: marcações de consulta, exames, emissão do cartão SUS e cadastramento para o Bolsa Família. Solicitações de limpeza, tapa-buracos, podas, iluminação e uma gama de outros serviços também estão disponíveis na unidade.
O deputado federal João Roma (Republicanos/BA) foi um dos principais responsáveis pela implantação e estruturação das prefeituras-bairro na capital baiana e comentou o sucesso da iniciativa: “É um grande orgulho ver esse projeto dar certo. Foi um desafio pensar a estrutura, a oferta de serviços, a distribuição das unidades em pontos estratégicos que cobrissem os 163 bairros e as três ilhas, fazendo nascer um dos principais produtos da gestão que mudou a cara de Salvador. Quando fui convidado pelo prefeito ACM Neto para ser seu braço direito na Prefeitura, ele me disse que queria fazer das ruas o seu melhor gabinete e, graças ao trabalho e ao compromisso de uma equipe coesa, engajada e determinada a fazer a diferença, nós colocamos o pé na rua e abraçamos cada localidade, aproximando o cidadão do poder público. Tenho certeza de que nós concretizamos um importante serviço que destaca este legado de transformações construído pelo prefeito ACM Neto, em Salvador, e que espelha referências para todo o Brasil”, disse.