No plenário da Câmara, João Roma declara apoio aos municípios atingidos pelo rompimento da barragem do Quati, na Bahia

Antes da votação dos destaques da Reforma da Previdência nesta quinta-feira (11), na Câmara, o deputado federal João Roma (PRB/BA) pediu a palavra para comunicar o rompimento da barragem do quati, localizada no município de Pedro Alexandre, na Bahia. Em seu discurso, Roma declarou apoio às regiões atingidas e destacou que já está trabalhando junto ao Governo Federal para reduzir os danos do desastre. O deputado também parabenizou a presteza do prefeito do município de Coronel João Sá, Carlinhos Sobral (PMDB/BA), na ação de evadir as áreas de risco e estabelecer com a Defesa Civil, um plano de contingência para preservar a segurança da população.

O deputado declarou apoio às regiões atingidas e destacou que já está trabalhando junto ao Governo Federal para reduzir os danos do desastre

O caso aconteceu por volta das 11h30 desta quinta-feira (11), quando as fortes chuvas que atingem o nordeste da Bahia causaram o rompimento parcial da barragem do quati e o transbordamento do rio do peixe, que liga os municípios de Pedro Alexandre e Coronel João Sá. A forte correnteza que se formou provocou o alagamento de mais de 200 casas, atingiu outras 2 mil residências e deixou 3 mil crianças sem aulas na região. Apesar das grandes proporções e da área de extensão percorrida pelas águas, até o momento não foram registradas ocorrências de pessoas feridas, desaparecidas ou de vítimas fatais.

Pelo volume da inundação e danos à cidade, a prefeitura de Pedro Alexandre decretou situação de emergência e calamidade pública e mobilizou todos os órgãos municipais para agirem em resposta ao desastre. O Ministério do Desenvolvimento Regional afirmou em nota que está monitorando a situação através da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), Já a Agência Nacional de Águas (ANA), comunicou que, por se tratar de uma barragem em rio estadual, a responsabilidade pela fiscalização do equipamento é, neste caso, do Governo da Bahia. O Governo do estado encaminhou equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) para trabalhar nas regiões atingidas.

BahiaBarragem do QuatiCâmara dos DeputadosCoronel João Sá BAJoão RomaPedro Alexandre BARompimento de BarragemVou Com Roma
Comentários (0)
Adicionar comentário