A Câmara dos Deputados lançou nesta quinta-feira (11) a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Preventiva, iniciativa que aproxima o poder legislativo da população para debater políticas de prevenção às Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs), responsáveis pela maioria das mortes no Brasil e no mundo.
Entre os fatores mais comuns que estimulam as causas das DCNTs estão: o tabagismo, alcoolismo, sedentarismo e a alimentação não saudável. A principal proposta da frente é fortalecer e aprimorar ações de prevenção e controle das doenças crônicas, assegurando o desenvolvimento social, econômico e ambiental no Brasil. Para isso, uma agenda de atividades irá debater ao longo do ano, medidas e políticas públicas que promovam a qualidade de vida da população brasileira e a redução das estatísticas de mortalidade por esta causa.
O deputado federal João Roma (PRB/BA), vice-presidente da frente, falou sobre a importância do parlamento se dedicar a uma causa tão importante como esta: “Sem dúvidas é uma pauta fundamental, que merece a dedicação deste parlamento, e eu acredito que são passos como este que ficarão marcados na política pública brasileira como um importante legado para a melhoria da qualidade de vida das futuras gerações”, afirmou.
Seja o primeiro a comentar