O governo federal anunciou nesta terça-feira (7) que o pagamento do auxílio emergencial, aprovado pelo Congresso Nacional na semana passada, deve começar na próxima quinta-feira (11). O deputado federal João Roma (Republicanos/BA) explicou como vai funcionar a distribuição do auxílio. “O primeiro passo para solicitar o benefício é baixar o aplicativo chamado Auxílio Emergencial, já disponível nas lojas virtuais (Android – Play Store) (IOS – Apple Store), e realizar o cadastramento”, pontuou.
O parlamentar explicou também como é feito o cadastramento das pessoas que não têm acesso à internet. “Os trabalhadores que não tiverem acesso à internet poderão fazer o cadastro nas agências da Caixa Econômica ou nas casas lotéricas. Além disso, a Caixa disponibilizou o telefone 111 para tirar dúvidas dos trabalhadores. Contudo, é importante lembrar que o telefone é apenas para informações e não para realizar o cadastramento”, disse.
De acordo com Roma, o aplicativo deve ser utilizados por trabalhadores informais sem registro, contribuintes individuais do INSS e microempreendedores individuais (MEIs). As pessoas que já recebem Bolsa Família e que estão inscritas no Cadastro Único não precisam se inscrever no aplicativo. Para estes, o pagamento será feito automaticamente.
Ainda segundo o deputado, para os trabalhadores informais que não têm contas nos bancos públicos, será aberta automaticamente uma conta digital na Caixa para o recebimento do benefício.