João Roma participa da entrega de donativos do governo japonês a famílias atingidas pelas enchentes

Foram doados três mil cobertores, 300 barracas e 75 rolos de lonas plásticas.

O Terminal de Passageiros do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), recebeu nesta quinta-feira (27.01) uma grande remessa de donativos do governo do Japão para comunidades afetadas pelas chuvas na Bahia e em Minas Gerais. Foram doados três mil cobertores, 300 barracas e 75 rolos de lonas plásticas. O ministro da Cidadania, João Roma, acompanhou a entrega ao lado do embaixador japonês no Brasil, Teiji Hayashi, e do representante-chefe da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), Masayuki Eguchi.

“O presidente Jair Bolsonaro, que montou uma Força-Tarefa do Governo Federal com todo o necessário para atenuar o sofrimento da nossa população, pediu para que manifestássemos gratidão por esse gesto do governo japonês. São itens de muita valia para pessoas que perderam o pouco que tinham, de maneira muito rápida. Pessoas que tiveram a vida sofrida e que necessitam do amparo do Estado e de toda sociedade”, agradeceu o ministro João Roma.

O embaixador japonês no Brasil, Teiji Hayashi, prestou solidariedade aos atingidos pelas chuvas e condolências às famílias que perderam entes queridos em decorrência das enchentes: “Tão logo tomamos conhecimento do ocorrido, o governo do Japão decidiu doar itens de assistência emergencial”, disse.

“Espero que essa seja mais uma prova de solidariedade do povo japonês ao brasileiro e que a doação possa contribuir de alguma forma para amenizar a dor das vítimas. Essa iniciativa é também reflexo de uma verdadeira relação de cooperação efetiva entre o Japão e o Brasil”, completou Teiji Hayashi. 

O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), receberá os itens doados e coordenará a distribuição. “O Governo Federal tem atuado de forma decisiva, inclusive alocando novos recursos, para que possamos, além de acolher essas pessoas, viabilizar a dignidade necessária para que elas sigam em frente e, também, tratando da reconstrução de todo os danos causados nessas calamidades”, afirmou o ministro João Roma.

Acompanhe nosso mandato:Fique por dentro dos detalhes do nosso mandato, da nossa luta pela Bahia, e esteja sempre bem informado sobre as novidades do Congresso Nacional.