Após reunião com ABDI, João Roma articula investimento de R$ 5 milhões para projeto Cidade Inteligente em Salvador

Foto: Julio Dutra

Salvador vai contar com um investimento de R$ 5 milhões para a implantação do programa Cidades Inteligentes, por meio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Os recursos foram garantidos após reunião, nesta quinta-feira (27), entre o presidente da ABDI, Igor Calvet, e o deputado federal João Roma (Republicanos), que articulou o investimento para a capital baiana.

A ideia da iniciativa é levar tecnologia para os espaços urbanos e transformar, inicialmente, o bairro do Comércio num bairro inteligente, valorizando essa importante região que deverá ser a futura sede administrativa de Salvador.

“A implantação dessas tecnologias (semáforos, iluminação, recursos para mobilidade e muito mais, tudo isso automatizado, com sistema inteligente) pode ajudar a reduzir os custos com infraestrutura, operação e manutenção do município e, além disso, capacita a gestão pública para o atendimento às demandas sociais e econômicas da nossa capital”, frisou Roma.

Segundo o parlamentar, a perspectiva é de que, ainda em 2020, o projeto seja iniciado em Salvador. “Para isso, já conseguimos assegurar com a ABDI a disponibilidade dos recursos para investir nesta ação inovadora”, destacou.

Roma pontua que esta iniciativa se soma às demais adotadas pela prefeitura para transformar Salvador numa cidade inteligente, como, por exemplo, o Plano Diretor de Tecnologia. “Em 2018, Salvador foi a única cidade do Nordeste no ranking IESE Cities in Motion Index, que elenca as smart cities (cidades mais inteligentes) do mundo. Esse trabalho já vem sendo conduzido pela prefeitura e tenho certeza que esta iniciativa da ABDI será de grande valia neste processo”, salientou.

Acompanhe nosso mandato:Fique por dentro dos detalhes do nosso mandato, da nossa luta pela Bahia, e esteja sempre bem informado sobre as novidades do Congresso Nacional.