Câmara indica João Roma para compor comissão especial sobre os 200 anos da Independência do Brasil

Foto: Douglas Gomes (Republicanos)

O deputado federal João Roma (Republicanos/BA) foi indicado pela Mesa Diretora da Câmara para compor a Comissão Especial Curadora destinada a elaborar e viabilizar a execução das comemorações em torno dos 200 anos da Independência do Brasil. A celebração dos 200 anos irá ocorrer em 2022 e Roma integrará o colegiado que ficará responsável por planejar os festejos na Câmara.

“Fiquei bastante feliz e orgulhoso com a indicação. Teremos muito trabalho pela frente para elaborar a agenda e viabilizar a execução destas comemorações, trazendo à tona fatos marcantes de nossa história e também analisando estes nossos 200 anos de Independência. Uma grande responsabilidade, mas que será muito prazeroso”, disse Roma.

O tema da comissão será “A Câmara dos Deputados e os 200 anos da Independência do Brasil”. A Casa já tem realizado uma série de atividades para lembrar a data e também o bicentenário de outros fatos importantes que a antecederam. Os eventos incluem exposições, concursos, publicações e homenagens.

Roma é autor do Projeto de Lei que pretende instituir o dia 02 de Julho como data cívica nacional comemorativa do Dia da Consolidação da Independência do Brasil. Em projeto de lei apresentado na Câmara dos Deputados, o deputado propõe uma correção na história sem desconsiderar nenhum outro episódio notável. “Nenhum país é livre enquanto mantém em seu território tropas hostis, desta forma, foi no dia 2 de julho de 1823, com a expulsão do exército português que o Brasil pode, de fato, conquistar a sua autonomia”, afirma.