Em visita a Cabaceiras do Paraguaçu, João Roma homenageia Castro Alves

Há 172 anos nascia no recôncavo baiano, Antônio Frederico de Castro Alves, uma das mais influentes referências da literatura brasileira.

João Roma em discurso na cidade de Cabaceiras do Paraguaçu, Bahia.
João Roma em discurso na cidade de Cabaceiras do Paraguaçu, Bahia.

Em sessão solene no município de Cabaceiras do Paraguaçu, terra natal de Castro Alves, o deputado federal João Roma (PRB/BA), homenageou o poeta num discurso forte e emocionante.

João Roma visita o Parque Histórico Castro Alves.
João Roma visita o Parque Histórico Castro Alves.

Em seu texto João Roma destacou Castro Alves como um personagem importante da história da república brasileira, um homem movido pela solidariedade à dor humana, que tornou-se um poeta abolicionista, usando de seu dom e prestígio para clamar pela liberdade dos negros escravizados, militância que lhe rendeu o título de poeta dos escravos.

Roma declamou em seu discurso trechos de “O Navio Negreiro”, um dos mais marcantes poemas de Castro Alves, e falou ainda de importantes elementos da atuação social e da identidade humanitária do poeta baiano. O deputado encerrou sua fala saudando o aniversariante com um “Viva Castro Alves!” e foi ovacionado pelos presentes.

O deputado aproveitou a ida à cidade para visitar o Parque Histórico Castro Alves, um memorial que conta com um belo acervo do poeta.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*