Idealizado por João Roma, projeto “Conectô” leva acesso à internet para 120 comunidades no interior da Bahia

Foto: Divulgação

Pelo menos 120 comunidades de mais de 50 municípios da Bahia passarão a contar com acesso à internet por meio do projeto Conectô, idealizado pelo deputado federal João Roma (Republicanos/BA). A ação conta com parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), por meio do programa Conecta Brasil, e da Telebrás.

Para viabilizar a instalação dos pontos de acesso, Roma destinou R$ 1 milhão por meio de uma emenda impositiva de seu mandato. Foram beneficiadas comunidades rurais, grupos culturais, agricultores, associações, cooperativas e equipamentos públicos (praças e centros de convivência) existentes nas regiões contempladas.

“A ideia principal do Conectô é reduzir o vácuo ou exclusão digital, especialmente da população rural, buscando oferecer novas fontes de tecnologia e comunicação que permitam acesso à informação e contribuam para mudar e ampliar as perspectivas de vida da população que habita áreas remotas dos municípios baianos”, explica o deputado.

O acesso à internet é viabilizado por meio do Satélite Geoestacionário Brasileiro de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC-1), que oferece gratuitamente conexão em banda larga com o objetivo de promover inclusão digital em todo o território brasileiro.

Com essa iniciativa, destaca Roma, é possível contribuir para o crescimento, por exemplo, de estudantes que podem qualificar seu conhecimento, através do acesso variado à informação, de agricultores e empreendedores do campo que podem anunciar o seu negócio, potencializar a comercialização dos seus produtos e aprimorar técnicas de manufatura e cultivo.

“Além disso, também se beneficiam os jovens e adultos, que podem ter acesso a cursos e capacitações, qualificando a mão de obra local e podendo desenvolver capacidades e técnicas que lhes darão acesso ao mercado de trabalho, além de ampliar a conexão e aproximação com outras comunidades e estimular a formação de redes de apoio e de núcleos de debates sociais nas comunidades rurais”, complementou o parlamentar.

Nesta terça-feira (21), Roma apresentou o escopo do Conectô para o Ministro das Comunicações, Fabio Faria, que demonstrou interesse em ampliar o projeto a nível nacional, inclusive, incrementando a iniciativa através da extensão dos cabos de banda larga, que vai garantir mais qualidade deste sinal e velocidade nos acessos.

O republicano explicou como desenvolveu o projeto. “Eu me identifico muito com pautas que favorecem e estimulam a inclusão. Fui um dos primeiros parlamentares a acreditar e investir nessa ação e, assim, nasceu o Conectô. Tem uma linha no Ministério das Comunicações que é, justamente, para fornecer antenas, através do sinal de satélite, para levar internet às comunidades remotas que sequer têm acesso a rede de telefonia. Eu estudei essa via e aloquei recursos no valor de R$ 1 milhão para viabilizar toda a parte técnica e nós conseguimos alcançar a marca de 120 pontos instalados. Previamente fizemos uma avaliação estratégica e classificamos lugares que tinham maior dificuldade de ter acesso à internet, pois queremos, com o projeto, manter cada vez mais pessoas conectadas a essa rede universal que é a internet”, disse.

Roma também comentou o impacto do projeto no cenário de pandemia. “Pense como é essa realidade de pandemia, de distanciamento social, em que as pessoas estão recolhidas. Imagine como é viver isso sem sequer ter acesso à comunicação ou, muitas vezes, num contexto em que a pessoa precisa andar quilômetros para conseguir um sinal. Por isso, esse projeto é muito importante para melhorar o nosso quadro social e termina que acaba sendo, também, uma ferramenta estratégica”, afirmou.

Acompanhe nosso mandato:Fique por dentro dos detalhes do nosso mandato, da nossa luta pela Bahia, e esteja sempre bem informado sobre as novidades do Congresso Nacional.