João Roma elogia novo Parque dos Ventos e parabeniza gestão de ACM Neto em Salvador

Foto: Divulgação - Secom/PMS

A Prefeitura de Salvador inaugurou nesta sexta-feira (06) o Parque dos Ventos, um importante equipamento cultural e esportivo instalado numa área que equivale a 12 campos oficiais de futebol. O novo espaço público fica na área do antigo Aeroclube, na Boca do Rio, onde também está localizado o novo Centro de Convenções do município e abriga.

O deputado federal João Roma (Republicanos/BA) comentou a importância do novo equipamento para a cidade: “Salvador mais uma vez sai na frente, dando exemplo de boa gestão para outras capitais e elevando a autoestima da sua gente. Somos uma das poucas cidades do Brasil que dispõe de uma estrutura completa como essa para a prática de esportes radicais por atletas e amadores. Temos no novo Parque dos Ventos um espaço púbico de lazer completo, além de um importante instrumento de incentivo à prática de atividades físicas, tudo isso ao ar livre e com vista para o mar”, frisou.

Roma foi um dos personagens empenhados no projeto no período em que foi chefe de gabinete do prefeito ACM Neto e parabenizou a equipe pela realização: “Tenho orgulho de ter feito parte e ser parceiro desse time que abraçou o desafio de transformar Salvador e hoje se empenha cada vez mais para perpetuar este legado de grandes mudanças que tanto orgulham a nossa cidade. Portanto, parabenizo o prefeito ACM Neto e o vice-prefeito e secretário de infraestrutura e obras públicas, Bruno Reis, pela excelência na administração da primeira capital do Brasil, parabenizo também a querida Tânia Scofield e toda a turma da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) pelo belíssimo projeto e, claro, toda a equipe da Prefeitura pela dedicação e trabalho por Salvador”, concluiu.

Com investimento de R$10 milhões, o novo parque foi construído com a proposta de funcionar como um centro esportivo voltado tanto para atletas profissionais quanto amadores. Um dos destaques do equipamento é a estrutura de dez metros de altura para atividades de rapel e escalada.

O espaço dispõe ainda de pista de skate street, cuja composição simula obstáculos de rua como escadarias, rampas e corrimões, tem também uma ciclovia de três quilômetros de extensão, uma pump track – pista ciclística de circuito contínuo, com lombadas, morros de terra arredondados e curvas levemente inclinadas, além de um local destinado exclusivamente à pratica do parkour – esporte cuja a prática envolve se deslocar de um ponto a outro, através de manobras que envolvem saltos, escaladas e nenhum equipamento além do próprio corpo.

O equipamento também conta com parque infantil (inclusive com brinquedos adaptados para pessoas com deficiência), tabelas de basquete, quadra de vôlei, área para contemplação e piquenique, anfiteatro com capacidade entre 100 a 150 pessoas, quatro morrotes (pequenos morros) ligados por pontes de madeira laminada e estrutura metálica, escorregadeiras naturais, quiosques, sanitários e passeio para realização de caminhada com área para uso de patins. Isso sem falar no amplo estacionamento com 150 vagas, portaria e pequeno ambulatório.