“Canal do Sertão Baiano vai beneficiar mais de 70 mil produtores rurais com acesso à água”, diz João Roma

O ministro da Cidadania, João Roma, afirmou nesta quarta-feira (3) que o Canal do Sertão Baiano vai beneficiar mais de 70 mil produtores rurais com acesso à água. A obra do governo federal terá investimentos em torno de R$ 4,62 bilhões e levará água para 44 cidades do interior da Bahia, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

“Com o Canal do Sertão Baiano o governo Jair Bolsonaro vai beneficiar mais de 70 mil produtores rurais e mais de 1 milhão de brasileiros com o acesso a água. Além disso, o canal tem potencial para gerar 45 mil empregos diretos e indiretos. É o governo federal estendendo a mão para o cidadão que mais precisa, transformando a sua realidade e lhe garantindo dignidade”, afirmou Roma.

De acordo com informações do MDR, as obras canalizarão as águas do Rio São Francisco e abastecerão bacias hidrográficas dos rios Itapecuru, Jacuípe, Tatuí, Tourão/Poção e Vaza-Barris. As intervenções serão realizadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Recentemente, o governo federal lançou, em Juazeiro, a licitação para elaboração de estudos ambientais e projeto básico para a construção do canal. A obra, segundo o governo federal, servirá para garantir o abastecimento de água para consumo humano, industrial e de animais, além de permitir o desenvolvimento de cadeias produtivas como a da mineração e a agrícola, por meio do uso de técnicas de irrigação.

Acompanhe nosso mandato:Fique por dentro dos detalhes do nosso mandato, da nossa luta pela Bahia, e esteja sempre bem informado sobre as novidades do Congresso Nacional.