Com investimento de R$ 5 milhões, Salvador terá controle de tráfego por inteligência artificial

Salvador vai receber um investimento de R$ 5 milhões para a implantação do projeto Cidade Inteligente, por meio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Articulada pelo deputado federal João Roma (Republicanos), a parceria com a Prefeitura da capital baiana foi selada nesta segunda-feira (14) por meio de um memorando de entendimentos assinado pelo prefeito de Salvador, ACM Neto, e pelo presidente da ABDI, Igor Calvet.

De acordo com a agência, que trabalhará em cooperação com o município para detalhar prazos e locais de implantação do projeto, a prioridade será a adoção de tecnologias para mobilidade, como o controle de tráfego a partir do uso de inteligência artificial na gestão dos semáforos e também a instalação de câmeras especiais para reconhecimento de placas dos veículos.

“O projeto vai garantir mais tecnologia e inovação para o desenvolvimento da nossa capital e irá transformar a região do Comércio, que deverá ser a futura sede administrativa da cidade, num bairro moderno e automatizado através de um sistema inteligente – semáforos, iluminação, recursos de mobilidade e muito mais. Essa importante iniciativa pode ajudar a reduzir os custos com infraestrutura, operação e manutenção do município e, além disso, capacita a gestão municipal para otimizar o atendimento às demandas sociais e econômicas de nossa Salvador”, destacou Roma.

O sistema de monitoramento e controle de tráfego inclui câmeras especiais e um software que aponta as ocorrências usando inteligência artificial. Segundo a ABDI, a proposta é que a tecnologia ajude a dar mais fluidez e segurança ao trânsito, ao fornecer dados precisos e em tempo real à central de controle operacional, que funcionará junto ao Núcleo de Operações Assistidas (NOA). A previsão é que equipamentos sejam inicialmente instalados nos semáforos que ficam na região do Largo do Tanque e da Av. General San Martin.

Os projetos de Cidades Inteligentes da ABDI envolvem a integração de tecnologias como Internet das Coisas (IoT), Big Data, Inteligência Artificial e Conectividade. Com soluções já aplicadas em outros municípios, como Foz do Iguaçu (PR), Curitiba (PR) e Petrolina (PE), e outras em desenvolvimento, como em Macapá (AM), a ABDI investe em inovação e estimula o aumento da competitividade da indústria por meio do aumento da demanda por tecnologias provocada pela demonstração dos efeitos e potenciais dessas soluções em ambiente real.

Roma ressalta, ainda, que é um entusiasta da tecnologia e tem se dedicado a projetos da área. “Tenho trabalhado muito para ampliar e garantir a inclusão digital nos espaços públicos, por isso, desenvolvi o projeto Conectô que tem levado conectividade para 120 regiões remotas do interior da Bahia, beneficiando diversas comunidades com o acesso gratuito à internet de alta velocidade”, complementou.

Acompanhe nosso mandato:Fique por dentro dos detalhes do nosso mandato, da nossa luta pela Bahia, e esteja sempre bem informado sobre as novidades do Congresso Nacional.