Em live com a AMA, João Roma destaca construção de sede da entidade e aumento em dez vezes no atendimento

Foto: Betto Jr.

O deputado federal João Roma (Republicanos) destacou na noite desta segunda-feira (21), durante live com o vice-presidente da Associação de Amigos do Autista da Bahia (AMA), Leonardo Martinez, que a nova sede da entidade vai proporcionar o aumento em mais de dez vezes nos atendimentos realizados atualmente. O debate online foi realizado no Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado anualmente em 21 de setembro.

Martinez e Roma discutiram temas relacionados aos direitos dos autistas, especialmente em relação à sede da AMA. Na semana passada, com a liberação da certidão de dominialidade, a construção do local avançou e, em breve, a prefeitura, por meio da Secretaria da Educação, irá lançar a licitação para que as obras sejam iniciadas. O investimento de R$ 15 milhões para a intervenção foi articulado por Roma.

“Às vezes, é um detalhe burocrático que impede a melhoria de qualidade de vida pra tanta gente. Nós conseguimos, por exemplo, uma solução no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para viabilizar a construção de uma sede da AMA”, afirmou o parlamentar, ao ressaltar que a nova sede vai permitir à AMA ampliar dos 250 atendimentos atuais para 3 mil, o que representa aumento de mais de dez vezes.

Martinez lembrou que o parlamentar o levou para participar do ato em celebração do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, no ano passado. Foi a primeira vez que um representante da causa dos autistas sentou na mesa da Câmara durante o evento. “Nossa causa está forte, em evidência. A AMA tem 17 anos, e o deputado João Roma, de primeiro mandato, conseguiu fazer o que nós tentamos fazer e nunca conseguimos (com a sede)”, disse.

Roma tem abraçado outras pautas relacionadas aos autistas, como o recente pedido para a flexibilização do uso de máscaras por autistas em Salvador. A reivindicação do parlamentar foi atendida pelo prefeito ACM Neto (Democratas), que se sensibilizou com a mobilização da AMA e de diversos especialistas. Além disso, no início do ano, o deputado pediu investigação contra a dupla de ‘humoristas’ Dihh Lopes e Abner Henrique por piadas contra autistas.

Durante a live, Roma e Martinez lembraram como foi o primeiro encontro dos dois, em Brasília, por intermédio do vice-prefeito Bruno Reis. Martinez buscava recursos para a construção da sede da AMA. “Ele me pediu uma ajuda e eu disse não. Disse que não estava ali para dar uma ‘ajudinha’, mas que ele podia contar comigo para vislumbrar algo superior ao que seria uma ‘ajudinha'”, recordou Roma.

O deputado ainda revelou que a sensibilização tem sido talvez o maior dos seus aprendizados durante o período em que acompanha as pautas dos autistas. “Sensibilização talvez seja melhor do que o conhecimento. Você passa a ter interesse por um determinado tema que permeia a vida de muitas famílias no país. eu não tinha sequer essa informação, que você me transmitiu. Talvez poucas pessoas saibam quais são os diferentes graus do autismo, como se processa o transtorno do espectro autista, como isso afeta o convívio familiar”, disse.

Confira a live completa

Acompanhe nosso mandato:Fique por dentro dos detalhes do nosso mandato, da nossa luta pela Bahia, e esteja sempre bem informado sobre as novidades do Congresso Nacional.