Em live, João Roma e secretário nacional da Defesa Civil discutem reconstrução de casas destruídas por rompimento de barragem

Foto: Max Haack

Em live realizada na tarde desta quinta-feira (8), o deputado federal João Roma (Republicanos/BA) debateu com o secretário nacional de Defesa Civil, Coronel Alexandre Lucas, a reconstrução das casas destruídas nas cidades de Coronel João Sá e Pedro Alexandre, no Nordeste da Bahia, após o rompimento da barragem do Quati, em julho do ano passado. 

Segundo Coronel Lucas, há uma conversa adiantada com a Secretaria Nacional de Habitação, e que o Governo Federal está disposto a reparar os danos causados às 470 pessoas desabrigadas e mais de 2,7 mil desalojadas nas duas cidades. 

“Posso dizer, deputado, que estou com muita esperança de podermos resolver esse problema. Espero dar uma notícia boa para o senhor muito em breve. Precisamos acertar algumas questões com a secretaria de habitação. Não quero aqui criar expectativas em nossos ‘conterrâneos’, mas quero dizer que há uma disposição tanto política como administrativa por parte do presidente Jair Bolsonaro e do ministro Rogério Marinho”, disse Coronel Lucas. 

João Roma reafirmou seu compromisso de buscar a solução junto ao ministro Rogério Marinho: “Vou transmitir imediatamente ao nosso prefeito de Coronel João Sá, Carlinhos Sobral, o seu otimismo. Mas sem gerar expectativas, até para não gerar frenesi nesse momento. Realmente, foi um episódio que causou muito impacto naquela região. Vamos nos unir para fazer essa construção. Vou colar com o ministro Rogério Marinho e buscar um protagonismo maior da Defesa Civil na elaboração da lei orçamentária”. 

O painel fez parte da Semana Nacional de Redução de Desastres. João Roma foi convidado pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), que organiza o evento. Os dois trabalharam em Coronel João Sá na época do desastre. Por isso, receberam os títulos de cidadãos da cidade. 

“Aquilo impactou tanto Coronel João Sá como Pedro Alexandre. Ninguém esperava que aquela barragem fosse romper. Mas todos nos empenhamos de forma a minimizar o sofrimento da população e tomar as providências que estavam ao nosso alcance. Também mobilizamos outras forças da sociedade civil, que ajudaram bastante. Conseguimos doações de geladeiras, fogões, colchões, material de higiene pessoal, que foram essenciais naquela catástrofe”, lembrou Roma. 

Acompanhe nosso mandato:Fique por dentro dos detalhes do nosso mandato, da nossa luta pela Bahia, e esteja sempre bem informado sobre as novidades do Congresso Nacional.