João Roma comenta calendário de ações de conscientização do Outubro Rosa em Salvador

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou nesta quinta-feira (03) o calendário das ações que vão fortalecer a campanha do Outubro Rosa em Salvador.  A programação de atividades foi desenvolvida através de uma parceria da SMS com a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce dos cânceres de mama e colo do útero.

O deputado federal João Roma (Republicanos/BA) comentou a iniciativa: “Outubro já nasce com uma importante missão: conscientizar as mulheres sobre a importância de se prevenir contra o câncer de mama. Eu apoio o Outubro Rosa e a promoção de iniciativas e políticas públicas no sentido de combater as estatísticas que registram o aumento dos casos a cada ano. Fico feliz em ver uma programação de atendimentos e atividades socioeducativas tão diversa e tão atrativa, isso mostra que, mais uma vez, Salvador dá o recado para a população e destaca o compromisso com uma pauta tão importante. Em tempo, parabenizo o secretário (de saúde) Léo Prates e a secretária (políticas para mulheres) Rogéria Santos pela mobilização da campanha na nossa capital”, disse.

Confira a programação divulgada:

De 7 a 11 de outubro, das 9h às 17h, funcionará no Shopping Center Lapa a Sala Rosa, onde serão ofertadas diversas atividades educativas acerca da prevenção e detecção precoce dos cânceres de mama e de colo do útero e de promoção da saúde, realizadas por profissionais que atuam nos postos da capital.

Outra ação de destaque é Outubro Rosa nas Comunidades, que acontecerá nos dias 16, 18, 22, 29 e 30, das 13h às 17h, com a realização de diversas atividades educativas e encaminhamento para realização de exames. As ações acontecem nos dias 16 e 18, no Bairro da Paz e em Mussurunga; no dia 22, em Cajazeiras, no dia 22 de outubro; no dia 29, em Brotas; e no dia 30, no Cabula.

Já o Dia D do Exame Preventivo/Papanicolau será realizado em todas as unidades básicas de saúde durante o mês de outubro, das 8h às 17h. Nessas unidades, foi definido um dia da semana para atendimento à demanda espontânea das mulheres para a realização do exame. Serão desenvolvidas, ainda, atividades educativas sobre a temática, contemplando a discussão de saúde integral da mulher.