O ministro da Cidadania, João Roma, participou nesta sexta-feira (23), da Voz do Brasil e destacou o planejamento das Olimpíadas de Tóquio. Representante do Governo Brasileiro nos Jogos Olímpicos, Roma participou por vídeo, pela primeira vez na EBC, e ressaltou investimentos do governo federal no esporte olímpico.
O ministro destacou o planejamento dos jogos e pontuou o rigor com os protocolos de segurança. “As olimpíadas de fato simbolizam um momento de superação para todos nós. Todas as falas, todos os gestos, transmitiram para o mundo inteiro a importância do fortalecimento da nossa solidariedade”, afirmou o ministro, ao falar sobre a cerimônia de abertura, nesta sexta.
Roma ressaltou o papel do governo federal no incentivo ao esporte. Ele lembrou que, dos 302 atletas brasileiros nas Olimpíadas, cerca de 85% são atendidos pelo Bolsa Atleta. Ele ainda frisou sobre as boas estreias das seleções feminina e masculina de futebol nas Olimpíadas.
Roma também considerou que, por meio do tripé formado pela Bolsa Atleta e Bolsa Pódio, pela Lei de Incentivo ao Esporte e pela Lei das Loterias, o governo federal investe anualmente R$ 745 milhões no esporte brasileiro para garantir que os atletas tenham as melhores condições de se preparar para defender o país em megaeventos como os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.
“Vamos torcer para que o nosso país tenha um desempenho brilhante e que possamos ver nossa bandeira sendo hasteada diversas vezes”, salientou Roma.