“A busca pela melhoria da qualidade de vida dos idosos é incessante”, diz João Roma em audiência na Câmara dos Deputados

Foto: Julio Dutra

O ministro da Cidadania, João Roma, participou nesta quinta-feira (27) de uma audiência pública na Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados e destacou ações do governo federal para atender ao público da terceira idade. Ele ressaltou que o Ministério da Cidadania conta com diversos programas e ações, a exemplo do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que abrange muitos idosos, e de iniciativas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

“A busca pela melhoria da qualidade de vida dos idosos é incessante. O governo tem se empenhado para que essa faixa da nossa sociedade possa cada vez mais alcançar a plenitude dos direitos ofertados pelo Estado brasileiro, alcançar sua cidadania plena e poder cada vez mais encontrar não só a eficácia do Estado, não só uma rede de proteção, como também uma estrutura de promoção para melhoria de sua qualidade de vida”, afirmou o ministro.

Roma citou ainda o Guia de Boas Práticas, trabalho realizado em 2019 e 2020 junto aos municípios que aderiram à Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa. “Com apoio técnico da Unesco, os municípios foram convidados a participar do mapeamento de boas práticas em ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população idosa. Foram inscritas 485 experiências, das quais 177 acabaram escolhidas para fazer parte do guia”, contou.

“De Veranópolis, no Rio Grande do Sul, a Ariquemes, em Rondônia, 224 cidades tiveram ações selecionadas. Dimensões como respeito e inclusão social; saúde, apoio e cuidado; oportunidades de aprendizagem; transporte e mobilidade urbana fizeram parte do levantamento”, complementou Roma, ao reafirmar o compromisso do ministério com as políticas de defesa, de promoção e de bem-estar dos idosos de todo País.

João Roma destacou ainda que, no ano passado, o Auxílio Emergencial destinou R$ 294 bilhões à população mais vulnerável, incluindo 4 milhões de idosos. Durante a audiência, João Roma ouviu sugestões e respondeu a perguntas dos deputados participantes, que ressaltaram a importância da manutenção de políticas públicas para apoiar a população em idade mais avançada, principalmente em tempos de pandemia do coronavírus.

Acompanhe nosso mandato:Fique por dentro dos detalhes do nosso mandato, da nossa luta pela Bahia, e esteja sempre bem informado sobre as novidades do Congresso Nacional.