“A cultura é o maior patrimônio de um povo”, diz João Roma após reunião com secretário responsável pela Lei Rouanet

Foto: Julio Dutra

O deputado federal João Roma (Republicanos-BA) se reuniu nesta quarta-feira com o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, Camilo Calandreli, e discutiu a implantação de projetos culturais que visam fortalecer a cultura baiana e nordestina. Calandreli é responsável pelo fomento de programas e projetos culturais por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) e da Lei Rouanet.

“A cultura é o maior patrimônio de um povo e é extremamente importante pensar ações para preservar, estimular as manifestações populares e difundir para o mundo. É uma forma de movimentar a economia, o turismo, gerando mais emprego e renda para quem mais precisa”, destacou Roma, após o encontro.

O parlamentar tem na sua pauta de atuação a valorização e o fortalecimento da cultura baiana e nordestina. Roma é autor, por exemplo, do projeto que propõe instituir o dia 2 de Julho como data cívica nacional comemorativa do Dia da Consolidação da Independência do Brasil. A proposta não desqualifica o 7 de setembro, que será mantido no calendário nacional como o Dia da Proclamação da Independência do Brasil.

Assim, ficam “estabelecidas duas datas comemorativas no sentido de valorizar tanto a força e bravura do povo nordestino que, na luta contra a tirania portuguesa, deu a vida pela libertação do Brasil, como também o ato simbólico que destacou a efetivação da independência proclamada por D. Pedro I”, ressalta Roma.

Além disso, já neste início de ano, o parlamentar apresentou requerimentos solicitando à Câmara dos Deputados a realização de sessões solenes para celebrar o Dia do Sertanejo e o Dia do Nordestino.

Acompanhe nosso mandato:Fique por dentro dos detalhes do nosso mandato, da nossa luta pela Bahia, e esteja sempre bem informado sobre as novidades do Congresso Nacional.