Governo Federal articula com Banco do Nordeste um pacote de medidas de suporte a atingidos pelas enchentes na Bahia

Em parceria com o Governo Federal, o Banco do Nordeste se tornou mais um dos braços de ação para minimizar os efeitos sociais e econômicos das chuvas intensas na Bahia. Nesta terça-feira (28.12), o presidente da instituição financeira, Anderson Possa, esteve ao lado do ministro da Cidadania, João Roma, no centro de operações montado em Ilhéus (BA) para organizar as iniciativas de socorro.

“O Banco do Nordeste está atuando na região, avançando com novas linhas de crédito. Por determinação do presidente Bolsonaro, o presidente Anderson veio aqui verificar in loco a situação, manifestar solidariedade e unir esforços. Juntos vamos, sim, superar esse momento de dificuldade e retomar o nosso desenvolvimento”, afirmou Roma.

O Banco do Nordeste anunciou um pacote de medidas emergenciais. Estão sendo oferecidas condições especiais de acesso ao crédito e renegociação de dívidas para empreendimentos prejudicados pelas enchentes. Podem ser beneficiados clientes de todos os portes e segmentos, especialmente micro e pequenas empresas, agricultores familiares e outros produtores rurais, residentes em cidades com estado de calamidade pública decretada.

“O Banco do Nordeste, com apoio do Governo Federal, trabalha pelo desenvolvimento e bem-estar das famílias de nossa área de atuação. De maneira alguma poderíamos ficar de fora dessa corrente do bem para levar ajuda aos que mais precisam de nosso apoio”, disse Possa.

Os benefícios para micro e pequenas empresas incluem dispensa de apresentação de projeto e de garantia real, a depender dos valores contratados. Operações de capital de giro podem ser pagas em até 36 meses, com até 12 de carência. Os valores podem ser utilizados para ressarcir despesas realizadas nos seis meses anteriores.
Já os clientes do programa de microcrédito urbano do BNB, Crediamigo, poderão contratar novas operações de crédito, com carência de 120 dias para capital de giro e 150 dias para investimento, a depender da análise de crédito.

Renegociação

Também pode ser solicitada a prorrogação dos prazos de pagamento. Nas operações rurais de investimento, por exemplo, as parcelas vencidas entre a publicação dos decretos de calamidade pública e os 12 meses seguintes serão prorrogadas por um ano.

Nas operações urbanas, haverá suspensão das parcelas (principal e juros) com vencimento a partir da publicação dos decretos por até seis meses, com capitalização de juros neste período, e acréscimo de seis meses ao vencimento final.

Também haverá renegociação em condições especiais para dívidas do Crediamigo, com prorrogação de parcelas vencidas entre 1° de novembro de 2021 e 30 de abril de 2022.

Campanhas

Em outra frente, o BNB lançou a campanha Seja o Sol. Clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores podem fazer doações de qualquer valor para o PIX 05.814.777/0001-03. Uma conta corrente foi aberta para receber as doações: conta corrente 19564-4, da agência 152 do Banco do Nordeste, CNPJ 05.814.777/0001-03. O valor é repassado às instituições locais que atuam no auxílio aos moradores das cidades atingidas. A ação está sendo divulgada pelas redes sociais do banco e em comunicação interna para estimular a ajuda às famílias atingidas.

Acompanhe nosso mandato:Fique por dentro dos detalhes do nosso mandato, da nossa luta pela Bahia, e esteja sempre bem informado sobre as novidades do Congresso Nacional.