João Roma diz que desenvolvimento infantil é uma prioridade do governo Bolsonaro

Foto: Julio Dutra

O ministro da Cidadania, João Roma, participou nesta terça-feira (24) da abertura do Seminário Nacional da Primeira Infância, que vai até a próxima quinta-feira (26), e afirmou que o desenvolvimento infantil é uma prioridade do governo do presidente Jair Bolsonaro. Para o ministro, o evento reforça o compromisso do governo federal com as gerações que vão construir o futuro do país.

Participaram da abertura da primeira-dama, Michelle Bolsonaro; o ministro-chefe da Controladoria-geral da União, Wagner Rosário; a deputada federal Leandre, coordenadora da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância; o ministro do Superior Tribunal Militar, José Barroso Filho; o secretário Executivo do Ministério da Cidadania, Luiz Galvão; a secretária Nacional de Atenção à Primeira Infância, Luciana Siqueira Lira de Miranda; e a representante do Unicef no Brasil, Florance Bauer.

Em seu discurso, Roma voltou a destacar o trabalho do programa Criança Feliz, coordenado pelo Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância. Ele ressaltou que se trata do maior programa do mundo de visitação a famílias com gestantes, mães e crianças pequenas. Quase 3 mil municípios brasileiros, de 26 estados e do Distrito Federal, são atendidos.

“As equipes do Criança Feliz já realizaram mais de 48 milhões de visitas, com 1,3 milhão de pessoas beneficiadas. Mesmo diante do cenário de pandemia, que impõe o distanciamento social e impacta principalmente as famílias mais pobres, o programa se mantém ativo”, disse.

O ministro também pontuou que o Auxílio Brasil, novo programa social do governo federal, terá atenção especial à primeira infância. “A prioridade ao desenvolvimento infantil se faz presente também no Auxílio Brasil, novo programa social que estará em vigor já no mês de novembro. Por meio dos Benefícios Primeira Infância e Composição Familiar, estendemos a mão do Estado a gestantes, nutrizes, crianças e adolescentes, ofertando trilhas de crescimento e de emancipação”, afirmou.

Sobre o seminário
Ao longo dos três dias do Seminário Nacional da Primeira Infância, os painéis discutirão a importância do fortalecimento e o investimento nas Políticas Públicas para a Primeira Infância, considerando os aspectos socioterritoriais, a atuação intersetorial, o fomento da parentalidade e a garantia do direito à convivência familiar e comunitária. O evento foi iniciado nesta terça, dia em que é celebrado o Dia Nacional da Infância.

Acompanhe nosso mandato:Fique por dentro dos detalhes do nosso mandato, da nossa luta pela Bahia, e esteja sempre bem informado sobre as novidades do Congresso Nacional.