O deputado federal João Roma (Republicanos) afirmou nesta terça-feira (4) que a conclusão do arrendamento das fábricas de fertilizantes na Bahia (Fafen-BA) e em Sergipe (Fafen-SE) vai potencializar as atividades e garantir a geração de mais de 1500 empregos diretos e indiretos nos dois estados. O acordo foi concluído nesta terça entre a Petrobrás e a Proquigel Química, que recebeu da estatal a posse das duas fábricas.
“Fico feliz com o desfecho e acredito que a Fafen poderá, agora, aumentar suas atividades de acordo com o seu potencial produtivo e gerar ainda mais emprego e renda. As atividades da Fafen são importantes para diversos setores, como o agro, para mais de 16 empresas que são vinculadas e dependentes dos insumos gerados pela fábrica”, afirmou Roma.
A acordo entre Petrobrás e Proquigel, avaliado em R$ 177 milhões, foi fechado em novembro do ano passado e concluído agora. O arrendamento tem validade de dez anos, podendo ser renovado por igual período. A reativação da das fábricas deve ocorrer em janeiro do próximo ano.
“Neste momento de crise econômica, em que muitas pessoas estão perdendo seus empregos, tenho certeza que a reativação da Fafen vai ajudar retomada do desenvolvimento e na geração de emprego e renda. As estimativas da Proquigel é que as duas fábricas arrendadas supriram 20% da demanda de insumos para agricultura, pecuária e indústria nacional”, ressaltou.